quarta-feira, 19 de junho de 2013

A Cantina - da serie "Coma Julia, coma!

A partir do próximo ano letivo minha filha poderá frequentar a cantina da escola maternal. Parece um fato banal para muita gente, mas para a vida de uma criança é um passo muito importante, não só para sua independência, mas um passo para a sociabilização e o despertar para a aventura em experimentar novos sabores, aromas e a gastronomia.

Alimentar-se é um aro muito importante na vida do francês, não somente na questão saúde, mas na questão da socialização. Na França, Gasta-se em média duas horas por refeição à mesa, principalmente na hora do almoço e do jantar, com direito a entrada (uma salada), prato principal, uma sobremesa (frutas e sempre as da estação por sere, as mais saborosas) e um iogurte ou um pedaço de queijo.

As refeições sao feitas à mesa, e com a família, principalmente à hora do jantar. Nesta hora todos contam como foi seu dia, planejam os proximos dias e invariavelemente a conversa gira em torno de cardapios das próximas refeiçōes.

Na cantina, não é diferente. As crianças se sociabilizam, sao direcionadas a experimentar novos pratos.

E por que não, a cantina é a esperança de mães como eu cujos filhos sao dificéis de comer variado.

O processo de inscrição na cantina compreende uma pré-inscrição onde forcemos dados dos pais, da criança, ficha contendo vacinas já tomadas, assinala-se alergias em geral e espera-se em casa uma carta confirmando a inscrição definitiva. No mínimo a criança deve estar inscrita duas vezes por dia.

Seguindo a instrução do pediatra da minha filha, vamos adotar um tratamento de choque: ela ira todos os dias, menos às quartas-feiras, dia em que nao tem aula, por enquanto (a partir do ano letivo 2014-2015 as crianças terão aulas às quartas-feiras e a carga horaria de aula será maior, mas é assunto para outro post).

Enfim, convido todos leitores a cruzarem os dedinhos e torcerem por mim e pela minha filha. Para mim, para que eu não amoleça caso minha filha não coma nada na cantina, por capricho, pois o menu além de bem equilibrado, é digno de um verdadeiro restaurante tres estrelas,e para minha filha, que esta experiência na cantina seja extremamente divertida e saborosa.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...