quarta-feira, 19 de junho de 2013

Meu pé de mirtilo e o gato do vizinho


Vocês devem estar se perguntando o que uma coisa tem a ver com a outra e eu respondo: tudo a ver!!!!

No meu jardim temos area e o dever, segundo as regras do loteamento, de plantar quatro arvores frutíferas. Então decidi que seria uma ótima oportunidade, já que o tempo está bom, estamos em época de plantio e poderemos reduzir a fatura do supermercado plantando pés de árvores frutîferas cujas frutas mais consumimos.

Para terminar, a oportunidade seria boa para despertar o interese dos meus fihos -à natureza, então plantamos um pé de mirtilo e um de framboesa, para começar.

E o gato do vizinho resolveu fazer do pé do mirtilo, o penico dele, para minha "alegria" . Depois de algumas tentativas de dissuadî-lo a deixar meu pé de mirtilo sossegado, parti para uma estratégia de ataque, ecológica, lógico. Para ambos lados.

Descobri algumas alternativas interessantes, além de baixo custo. Abaixo vai minha lista do que descobri que gato detesta:

1. Pimenta do reino: é barato e super eficaz, uma vez que voce tem que renovar a aplicação cada vez que chove. Foi só comprar um pote de meio quilo no supermercado e despalhar em volta das arcores, em volta do brinquedo de jardim das crianças e pelo desnível da cerca em que ele usa para entrar no meu jardim.

Os repulsivos em pó também sao eficazes, mas o custo é muito alto e qualquer chuvinha, você tem que reaplicar o produto.

Li o relato de uma pessoa que fez um verdadeiro coquetel molotov de misturas de pimenta: pimenta do reino, cayenne, espolete.... Segundo ele, deu resultado imediato, também, pudera....

2. Lavanda: segundo os sites que consultei, gato detesta o cheiro desta flor. Perfeito, porque já planejava fazer um canteiro desta planta, agora é só escolher um lugar estratégico.

3. Citronela: também nao cai no gosto do felino.

4. ligar o sistema de irrigação quando o gato resolver visitar e estragar seu jardim : acho complicado e caro, pois consiste em voce fazer plantão na varanda da sua casa, além do aumento da fatura da água correr o risco de aumentar se o bichano for teimoso.

5. Esta plantinha abaixo cujo nome eu não sei. Ele não suporta igualmente o cheiro. Além disso, estas florzinhas protegem as plantas contra ataque de afídio (puceron, em francês).


Finalizando, apenas usando a pimenta domreino moída e plantando estas florzinhas, o gato não apareceu mais. E meu pezinho de mirtilo continua crescendo, esperemos o próximo ano para provar as frutinhas do meu jardim.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...