quarta-feira, 3 de abril de 2013

Desfraldar ou nao desfraldar, eis a questao...

Papo de mae é sempre sobre alimentaçao dos filhos, amamentaçao, fraldas e nao poderia deixar de ser, desfralde.

Tive sorte, embora o desfralde da minha filha nao tenha sido aqueles de novela, em que no mesmo capitulo a criança esta de fralda e depois das propagandas, ela esta sentada no penico com ar de felicidade. Mas foi facil.

Alias, "Deus aliviou a minha" em quesito "modo como filho encara as mudanças da vida". Trabalho para caramba, me viro nos trinta sozinha, sem contar com familia, empregada e afins, mas me deu filhos facéis de lidar quando se trata de transiçao na vida deles.

Na experiencia que tive, aprendi que a melhor tatica é nao ouvir conselhos dos outros e fazer do seu jeito. 

Na França, e acredito também que seja igual na Alemanha, na Inglaterra, Suécia por ai vai, a gente nao pensa muito. Faz. E explico porque.

Nao existe escolinha no conceito que existe no Brasil. Quando a mae recebe o resultado positivo da gravidez, antes mesmo de se preocupar com enxoval, preocupa-se com o tipo de guarda do seu filho.

Existem alguns tipos: creche de familia, assistente maternal, creche da prefeitura, creche privada, garderie e so. Raramente existe a alternativa "filhao fica com a vovo" porque o principio é "Quem pariu Mateus que embale" e também porque nesta altura do campeonato os avos ja se aposentaram e mudaram ou para o sul da França, estao usando chinelao e curtindo o sol.

Vamos ao quesito creche: se voce tiver muita sorte, mas muita sorte mesmo, voce consegue uma vaga assim que termina sua licença maternidade. Entao, na pratica, voce tem que reservar o lugar do pimpolho um ano antes dele chorar pela primeira vez.

Nem todas cidades tem creche, portanto, a prioridade sao para os moradores onde existe uma. No meu caso, onde nao existe uma creche, precisa pedir uma permissao para inscrever seu filho. E geralmente ela é recusada porque nao tem vaga.

Vamos às assistentes maternais: sao mulheres que passam por um treinamento e sao registradas pela prefeitura e regularmente inspecionadas. Assim que voce consegue sua permissao para atuar, o orgao responsavel indica quantas crianças voce pode tomar conta na idade de 0 a 3 anos e quantas em periodo periscolar - ou seja, criança maior de 3 anos que ficara sob seus cuidados fora do horario de escola. As crianças ficam na casa da assistente maternal.

Garderie : Seria um tipo de creche que voce paga para deixar seu filho, em algumas horas. Algumas cidades existem varias garderies, algumas possuem a garderie itinerante, onde ela se instala em centros de lazer ou salas comunais e ficam um determinado dia da semana. Serve mais para quebra-galho quando voce tem uma consulta médica, ou precisa resolver um assunto e nao pode levar a criança junto. Eles geralmente ficam com crianças de até 6 anos, mas a prioridade sao para crianças abaixo de 3 anos de idade.

Isto posto, nos interessemos ao sistema escolar. Voce so manda seu filho para a maternal aos 3 anos de idade, se ele nao usar mais fralda. Sim minhas amigas leitoras, a escola nao tira a fralda, é voce quem tira e ponto final.

Entao a gente nao pensa, tira. Na primavera anterior ao inicio do ano letivo, ou seja, em abril, a mae "ataca" e tira a fralda, sem perguntar. E porque?

1. Até os 3 anos de idade a criança nao tem uma estrutura pedagogica para se desenvolver, salvo algumas assistentes maternais que se preocupam e desenvolvem atividades com as crianças - e ai estas voce pode pensar em reservar o lugar para seu filho com elas no dia do seu noivado.

2. Pagar uma assistente maternal ou uma creche, implica num custo, por mais que exista um suporte financeiro do governo. Ao contrario, na escola, ele fica o dia inteiro, totalmente de graça. 

3. No caso da assistente maternal, ela também se aplica no assunto desfraldar o fregues, porque ela sabe que do lado dos pais, o processo esta de vento em polpa. A criança sendo desfraldada e ingressando na escola, ela podera se ocupar de um recem-nascido que representa para ela, um salario certo de pelo menos 3 anos.

A tatica que apliquei com minha filha, e agora com meu filho, é primeiro apresenta-los ao penico. Lembro que o penico virou banheira de boneca, lago de pescaria, chapéu... quando a amizade entre os dois se estabeleceu, avisei que o penico era para fazer coco e xixi - ja tinha dado nome aos bois antes e ela ja tinha assimilado - e que nao ia sair mais de la (o penico fez algumas excursoes pela casa quando chegou).

E comecei a coloca-la no penico nas horas em que geralmente a gente tem vontade de fazer xixi. Deu resultado. Antes eu esperava escapar para correr e coloca-la no xix. Nao estava funcionando.

Mas mesmo assim, havia os escapes. Me lembro um dia que eu estava cansada, cheia de coisas para fazer e ela tinha feito xixi na calça. Fiquei tao brava que pedi para ela limpar o xixi na sala. 

Fiz isso umas duas vezes. De repente os escapes acabaram. Ai me dei conta que provavelmente ela viu que era mais facil ir ao penico fazer xixi do que fazer xixi na calça e depois ter que limpar. Dava menos trabalho.

E assim foi o desfralde da minha filha.

Agora estamos iniciando o processo do desfralde do meu filho. Ja passamos da fase diversao com penico, agora vamos colocar cada um no seu lugar.

E como foi a sua experiencia?

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...