quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Como fazer a criançada guardar os brinquedos

No post anterior expliquei porque eu acredito que as crianças devem guardar seus brinquedos antes de dormir ou antes de sair de casa e ainda brinquei sobre um pequeno "terrorismo" que faço com minha filha quando aqui é Dia Internacional do Nao.

Mas a partir de quando ensino meu filho a guardar seus brinquedos? Eu ensinei minha filha assim que ela aprendeu a andar: antes de dormir, eu pegava a caixa de brinquedos e a cada brinquedo dentro da caixa a gente festejava. Além de incentiva-la a guardar mais brinquedos, era um otimo exercicio para faze-la andar pela casa.

Em seguida, ela foi aprendendo que assim ela ajudava a mamae.

Depois do banho, enquanto eu apronto minha filha para dormir, tenho o costume de fazer um resumo do dia para incentivas atitudes positivas nela e aprimorar a auto-confiança:

- Hoje voce comeu todo almoço e a janta. A mamae ficou muito feliz e ainda voce ganhou um bombom para comemorar!

- Sabe o que mais me deixou feliz hoje? Voce ter me ajudado guardando seus brinquedos. Meu coraçao até pulou de alegria quando eu vi voce guardando todas suas bonecas, direitinho.

Aprendi esta técnica no livro "The Happiest Toddler on the Block", para reforçar atitudes e atos positivos da criança.

Depois, fui explicando o quanto guardar os brinquedos me ajuda .

Outra ferramenta que eu lanço mao sao as historinhas. Inventei algumas historias onde os brinquedos se rebelam porque nao sao guardados à noite para dormir na caixa e fogem para uma casa onde os brinquedos sao guardados toda noite e eles dormem quentinhos e em segurança dentro da caixa de brinquedos.

Nao vou dizer que a Julia guarda tudo, toda santa noite, sem discussao ou teimosia. Tem dias que realizar esta tarefa é a maior dificuldade e um teste para minha escassa paciencia.

Mas vem obtendo bons resultados.

Um comentário:

Mãe Vaidosa disse...

Chegando para te desejar um Feliz 2012 de muita paz, amor e prosperidade.
Ano que vem nos encontramos no http://cantinhodosam.blogspot.com
Bjks

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...