quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Vai Guardar teus brinquedos!

Aqui em casa a regra é a seguinte: ou guarda os brinquedos ou eles vao dormir no jardim la fora, no frio.

Terrorismo? Nao. Mas a ameaça da certo. Em questao de minutos a Julia recolhe tudinho, com direito ainda a voltinha de inspeçao pela sala para ver se nao ficou nada fora do lugar.

E se a caixa de brinquedo nao fecha, ainda ela senta em cima para fecha-la.

Tadinha? Nada. Tadinha de mim, porque sobra para a mamae aqui guardar tudo antes de dormir ou amanhecer com a casa num verdadeiro caos e nao saber nem por onde começar.

Mas nao faço isto somente por mim, mas por ela: eu acredito que uma criança que nao tem organizaçao acaba sendo um adulto sem organizaçao externa e interna. E olha que eu tenho um exemplo vivo pertinho de mim.

A criança tem que aprender a cuidar das suas coisas. O ritual de guardar brinquedos antes de dormir, nao so ajuda a instalar uma rotina noturna - Ah, eu estou guardando meus brinquedos porque agora vou dormir- deste jeito, ela começa a se preparar para a rotina noturna e consequentemente, a hora de dormir.

Guardar brinquedos antes de dormir ensina a criança a cuidar das suas coisas: eu nao deixo nada jogado porque posso perder ou estragar.

Também ensina a organizar-se e preparar-se para o dia seguinte: eu acredito que o guardar brinquedos antes de dormir é para as crianças o meu deixar a pia limpa, a bancada da cozinha vazia, limpa e organizada e ainda por cima deixar o café prontinho na cafeteira, para o maridao preparar de manha (e assim nao tenho que me preocupar com meu cafézinho...rs...).

Em resumo, o guardar brinquedos ensina a criança a organizaçao, estabelecer a rotina e a organizaçao interna, além de envolve-la nas responsabilidades da casa: eu ajudo minha mae guardando meus brinquedos para nao ficar nada jogado.

Ensina ter respeito pelo outro: Minha mae ja arrumou a casa, cabe a mim cooperar e guardar meus brinquedos.

E voltando ao meu "terrorismo infantil", fiquem tranquilas, mesmo que a Julia nao guarde os brinquedos dela, eles nunca vao dormir no jardim, no escuro e no frio. Eu nao teria coragem. Mas ela nao sabe disso.

Nota:Eu nao sou psicologa infantil, estou apenas expressando meu ponto de vista baseado em experiencia propria, observando os outros e "figurinhas" trocadas com outras maes.

Eu nao s

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...