terça-feira, 20 de setembro de 2011

Educaçao vem do berço

Uma vez li num livro da "Encantadora de Bebes" que se voce quer que seu filho seja educado, deve começar por voce. Se voce quer que ele diga "obrigado", "por favor", "até breve", "bom dia", e tudo mais, comece por voce.

Bom, estas palavrinhas ja fazem parte do vocabulario de mamae e papai aqui em casa e desde que a Julia era bebezinha, nos dirigiamos a ela deste modo. Falar bom dia, boa noite, é comum aqui em casa.

Outra coisa que é natural em mim e no meu marido é entrar em estabelecimentos comerciais e cumprimentar vendedores, agradecer ao sair. E nas ruas, em nossa cidade, cumprimentar-se é tao comum quanto comprar pao ao meio-dia.

Pois bem. Julia cresceu e começou a falar. E qual nao foi nossa surpresa ao ver nossa filha dizer "merci, bonjour, au revoir, cocou"...

Mesmo entre nos. Se ela pede agua, um "merci maman" é sempre ouvido. O mesmo ocorre quando voce coloca seu prato à mesa, e a noite, quando voce entrega a mamadeira antes de dormir.

Vendo minha filha seguir nosso exemplo nos deixa mais atentos à nossos atos e o modo de nos expressarmos. Ultimamente tomamos cuidado com expressoes xulas ou algumas manias que temos aqui em casa (por exemplo, a roupa suja fica no andar de cima e invariavelmente eu acabo jogando tudo para baixo em vez de carregar escada abaixo).

Voce toma cuidado com estes detalhes? Voce cumprimenta as pessoas na rua, agradece o garçom, a vendedora de lojas, abre a porta para alguém passar ou deixa passar à sua frente?

Minha filha de 2 anos e meio me "ajuda" a descer a escada: como ela é pequena, ela desce de mao dadas comigo. Nos ultimos degraus da escada eu a deixo passar à frente e logicamente, ela chega ao final primeiro que eu. Ela vira-se, estende a maozinha e me "ajuda" a terminar os ultimos degraus.

E solta um sonoro e doce "mexi maman" (merci maman).

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...