quinta-feira, 8 de março de 2012

10 Questoes para uma Triagem de Sucesso

Estamos às portas da chegada da primavera e o "hit" agora é se preparar para o "le grand nettoyage du printemps" o "spring cleanning" ou no portugues mais claro, vamos virar a casa do avesso, limpar tudo porque o calor esta chegando!

Explico porque este alvoroço todo. Durante o inverno nao da. Nada de ficar lavando cortina, fazendo coisa pesada, porque ou voce nao tem espaço ou nao seca. Nao adianta estender a cortina recém-saida da lavadora de roupas e colocar para fora, porque no final voce vai recuperar uma cortina congelada.

Entao, agora às portas da primavera, todo mundo se mexe para dar uma boa geral na casa, lavar tudo, tirar tudo do lugar, consertar coisas, fabricar coisas, realizar trabalhos na casa.

As lojas de materiais de construçao estao cheias de utensilios do tipo "faça voce mesmo", os ateliers sobre bricolagem estao com todas as turmas lotadas e as lojas de jardinagem começam a encher seus estoques com tudo que voce tem direito e mais um pouco para passar manhas inteiras com a familia trabalhando no jardim e na horta.

Sinceramente, é uma delicia! Fora o cheirinho de churrasco que voce sente no ar de segunda a segunda, familias inteiras decidem fazer todas as refeiçoes nas varandas e terraços das casas e nos balcoes de apartamentos e todo mundo esta pouco ligando se os vizinhos estao vendo. O negocio é aproveitar a primavera e o verao, depois de um inverno onde ninguém teve coragem de botar o nariz para fora.

E com este movimento todo, nao adianta começar a trabalhar na casa se voce tem coisas acumuladas. O negocio é fazer uma triagem.

Mas por onde começar? Devagar com o andor que o santo é de barro, primeiramente.

Eu vou começar pelos guarda-roupas. Separar o que fica para a proxima estaçao e lavar (casacos, roupas de la, etc), outra pilha o que vai doar e outra pilha o que vai para o irmao mais novo (e encontrar um lugar no armario deste irmao para o uso futuro).

O que vai doar, vai para o mesmo dia, para o porta-malas do carro e na primeira saida, deixo no container de doaçao de roupas que fica espalhado pela cidade (geralmente é o da WWF).

Depois, vou passando de comodo por comodo.

Para alguns é uma operaçao simples, principalmente se voce cresceu com esta rotina (meu caso). Mas para outros, esta operaçao é mais complexa do que resolver um problema de algebra.

Entao, por onde começar?

Responda a apenas 10 questoes a cada item que voce pegar na mao e voce vai ver que no final, tudo entra no automatico.

La vai as 10 questoes magicas para uma triagem de sucesso

1. Eu uso isto regularmente?

2. Se nao, é algo que eu amo de paixao (tipo, "é da familia")?

3. Estou guardando isto por obrigaçao?

4. Eu penso que devo gostar disso?

5. Estou guardando "caso eu precise"?

6. Eu tenho varios iguais a isto?

7. Eu tenho alguma outra coisa que faça o mesmo trabalho ou serve para a mesma coisa?

8. Estou guardando isto para arrumar um dia? (e geralmente este dia nunca chega...)

9. Vale a pena o tempo que eu gasto limpando isto?

10. Posso usar o espaço que isto ocupa para uma coisa mais util?

Se ao final destas 10 questoes, a grande maioria é nao, nao preciso, nao to nem ai se isto sumir da minha frente, meu amigo, minha amiga, de um digno final a tal coisa e vire a pagina.

Um comentário:

Renata Palombo disse...

Adorei as dicas!

Renata do blog www.descobrindoamaternagem.blogspot.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...