terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Meus filhos para o mundo e nao o mundo para meus filhos

Sabe quando voce se sente uma verdadeira ET no seu planeta? Ando me sentindo assim ultimamente.

Nao gosto de comparar educaçao, principalmente entre geraçoes, mas nao troco a forma como fui educada por nenhuma nova escola de psicologos infantis.

Este post esta na minha cabeça ha mais ou menos 6 anos, quando fechei pela ultima vez minha gaveta da mesa de trabalho, entreguei meu cracha e empacotei minha vida para embarcar na Europa.

Ficava pasma com uma nova geraçao de gelatinas com duas pernas que estava entrando no mercado de trabalho.

Sem garra. Sem tesao pelo que faz. Sem energia. Sem iniciativa. Sem pratica alguma.Sem conhecimento algum. Sem competencia alguma.

Mas com uma imaginaçao fértil para passar por cima do outros custasse o que custasse (para os outros) e conseguir o que quisesse.

E vai voce vai desfolhando o individuo e descobrindo o porque de tantos "sem" e a falta de tantos outros "com", inclusive competencia.

Papai e mamae me deram o mundo. Nao falo em pagar uma boa escola, uma boa universidade. Falo de dar o mundo mesmo. Nao deixar o filho arregaçar as mangas e se virar.

Filho nao nasceu quadrado, portanto, pode aprender a se virar.

Os pais tolhem qualquer oportunidade de aprendizado dos filhos para enfrentar o mundo la fora e acabam criando individuos que nao medem o que fazer para conseguir o que querem, porque se acham no direito de passar por cima de tudo e de todos e pouco importa as consequencias para os outros, porque o que importa é o proprio bem estar.

Pais que nao sabem dizer nao. Filhos que querem porque querem.

Ja vi pais gastarem os tubos para mandar um filho estudar nos USA, e quando tudo estava pronto, filhinho decide que quer ir para o Havai porque la é legal e é moda e toda turma do colégio esta indo e papai paga todas as multas da desistencia e entra em novas dividas para mandar filhinho para o Havai porque senao ele vai crescer lesado das idéias porque nao pode ir.

E porque os pais fazem isto?

Preguiça: Acho que muitos pais tem preguiça de ensinar os filhos os limites, o quanto custam as coisas. As vezes o buraco é tao mais embaixo e o filho ja é um ser tao intragavél que nem os pais aguentam entao falar "sim" encurta a historia e pouca encheçao de saco.

Culpa: Os pais da minha idade trabalham fora, alguns so veem os filhos acordados durante o fim de semana (eu conheci uma mae que pegava o filho da cama, dormindo as 5 da manha, deixava na casa da avo e ia trabalhar e pegava o filho as 21 horas, dormindo e colocava no carro) e por culpa deste escasso tempo, eles minimizam a situaçao dando tudo que podem e o que nao podem, pior, trabalham ainda mais para suprir todas exigencias do filho, que acaba sendo um saco sem fundo.

O que fazer, entao?

Acredito que é bem melhor gastar energia, paciencia, neuronios, escolher um cantinho para o castigo e ensinar limites em tenra idade é bem mais facil e economico do que gastar rios de dinheiro com seu pimpolho adolescente em terapias, viagens, roupas de marcas e outras coisas da moda.

Se o cara aprendeu la tras que todo mundo tem direito e dever, que custam as coisas, que nao é porque é moda viajar para Paris e se jogar no rio Sena em pleno inverno europeu, voce vai fazer o mesmo, pronto, resolvido meio caminho.

O outro meio caminho é a crise de adolescencia mesmo, nao tem jeito.

Para os pais que trabalham fora, sentar e explicar o porque da situaçao nao morde ninguém. As crianças tem a capacidade de aprender. Meu marido quando sai para trabalhar e se despede da minha filha, sempre diz "Papai vai trabalhar para ganhar dindin e comprar fralda" (é o que ela entende por enquanto). E quando viaja por uns dias, sempre fala com ela pelo telefone e dias antes explica que vai viajar para trabalhar, ganhar dindin e comprar fralda (agora ela desfraldou, vamos ter que achar outra coisa...rs).

Nao se sintam culpados por terem que trabalhar tanto. Criança gosta de qualidade de tempo, nao quantidade. Aproveitar os fins de semana para um passeio em familia, ou ficar em casa, sem TV ligada, brincando, desenhando, enfim, passando um tempo com seus filhos, vai ser inesquecivel para eles.

Meu pai trabalhava de noite e dormia de dia. So podiamos fazer qualquer coisa de final de semana.

Até hoje me lembro das manhas de domingo em que ele nos levava para brincar no parquinho proximo de casa, meu irmao se lembra dos jogos de futebol que assistiam juntos no estadio.

Ele tinha pouco tempo conosco, mas o tempo que tinha era gasto com qualidade. Ele montou balanço no quintal, montava pista de Autorama na sala, consertava os brinquedos da gente quando quebrava....

Ele tinha outra maxima para aquelas crises de "eu quero isto ou aquilo" ou "todo mundo tem, porque nao eu?"

Seu sobrenome nao é Onassis.

Algo mais a acrescentar? Nao.

E ninguém cresceu mais besta porque nao usou roupa de tal marca, tenis da moda ou andava para cima e para baixo com o ultimo celular ou a ultima gadget que a Apple lançou....

Filho tem que ser para o mundo. Acredito que os pais tem obrigaçao de ensina-los que certidao de nascimento nao é entrada para um parque da Disney, tem que trabalhar para conseguir as coisas, tem que respeitar os outros e tem que ter limites.

Caso contrario, voce vai ter uma gelatina com pernas em casa. Uma pessoa que nao sabe decidir nada, nao sabe batalhar por nada, nao sabe realizar nada e como ele quer as coisas, vai encontrar sempre o caminho mais curto para consegui-las:

Trapaceando. Passando por cima dos outros. Mentindo. E sabe la mais o que.

E nao reclame. Voce ensinou que o mundo é dele....Se é dele, ele faz o que quer...

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...