quarta-feira, 21 de setembro de 2011

O desfralde da Julia....

Pois é, estamos nesta fase: passinho para frente, passinho para tras e os nervos à flor da pele.
Julia tem dois anos e meio e esta na hora de começar o desfralde, pois em setembro de 2012 ela ira à escola e somente sera aceita se nao usar mais fralda.

E a mamae aqui esta ansiosa para que ela va à escola, nao porque vou ter as manhas menos atribuladas, mas porque assim ela podera conviver com outras crianças, uma vez que aqui, o conceito das "escolinhas" nao existe. As crianças vao para escola a partir dos 3 anos de idade e ponto final.

Voltando à vaca fria: para começar o desfralde, levei minha filha para comprar o penico, hoje chamado de "coco". Ela escolheu um rosa choque, da Minnie, super simples.

Chegamos em casa e deixei que ela brincasse com o "coco" o quanto quisesse: o penico virou caminha da boneca, depois virou poltrona da minha filha para assistir televisao, depois virou chapéu...

Depois de um tempo, expliquei para ela que a partir daquele dia, pipi e caca (como eles chamam aqui na França) era ali.

Compramos também varias calcinhas para ela. E c'est parti, mon kiki!

Looogico que eu nao fui premiada com um desfralde de novela. Minha filha além de teimosa, é daquelas crianças que quando esta envolvida com uma atividade, esquece da vida: voce pode chamar, gritar, espernear, até enfartar na frente dela que ela nem nota.

Depois, veio o nascimento do Lucas, a mudança para a casa nova. Eu achei que era too much para ela e desisti da empreitada por um tempo.

Agora, o Lucas esta com 7 meses, a casa ja esta melhor organizada e as coisas mais importantes estao no lugar, entao, arregacei as mangas e reapresentei o "coco" para ela, com um irmaozinho que fica devidamente instalado no banheiro do andar de cima (porque quem gosta das pernas e mora num sobrado, é inteligente o bastante para deixar um penico no banheiro do andar de baixo e outro no andar de cima).

E la fomos nos. Deixando a Julia por livre e espontanea vontade, nao deu certo. Convida-la a sentar no "coco" também nao deu. Invariavelmente depois da sua pergunta "Julia, quer ir no penico", voce recebe a pronta resposta, com uma maozinha abanando para voce "nao, nao, nao".

Pior, como eu ensinei a dizer "non, merci", ela responde às vezes "non, merci".

Enfim... hoje mudei de estratégia: a cada duas horas o despertador toca, levo o penico na frente da TV e ponho a menina sentada.

Muitas maes devem estar me achando relaxada, sem didatica alguma ou coisa pior.

Concordo: eu deveria deixar o penico dentro do banheiro, sentar com ela e esperar a natureza agir.

Mas nao da: quem tem dois filhos pequenos de idades proximas, gera a casa sozinha e ainda aguenta as pontas quando o marido viaja para o exterior, sabe a loucura que eu enfrento.

Entao, o canal de desenhos Disney Junior virou meu companheiro de desfralde.

Comecei esta tatica hoje e deu certo, pelo menos de manha. No periodo da tarde eu esqueci de programar o despertador e aconteceu um acidentezinho.

Mas vamos combinar uma coisa? A Julia nem liga para o "coco" o dia inteiro, mas chega na hora de dormir, depois de banho tomado, fralda limpa, mamadeira tomada e quarto no escurinho, ela lembra do tal "coco" e fica gritando la dentro do berço : "coco, coco, coco".

E ai voce fica na sinuca de bico: Deixo gritar porque é pura enrolaçao para nao dormir, ou ponho no "coco" porque como agora ela nao tem mais nada que a distraia, ela percebeu que quer ir ao penico?".

Filho deveria vir com Manual de Instruçao....

3 comentários:

Anônimo disse...

Seja bem vinda a blogosfera!
Seu blog está uma fofurinha. Adorei!

bjocas, Cléo

Unknown disse...

Vim conhecer o seu cantinho.
Parabéns é lindo.

Francisca, mãe da princesa Sophia
www.aventurasdasophia.blogspot.com

Elo disse...

Olá Luciene, estou explorando o seu cantinho.É um doce esses textos, parabéns.Super Bjs

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...