
Bom, estas palavrinhas ja fazem parte do vocabulario de mamae e papai aqui em casa e desde que a Julia era bebezinha, nos dirigiamos a ela deste modo. Falar bom dia, boa noite, é comum aqui em casa.
Outra coisa que é natural em mim e no meu marido é entrar em estabelecimentos comerciais e cumprimentar vendedores, agradecer ao sair. E nas ruas, em nossa cidade, cumprimentar-se é tao comum quanto comprar pao ao meio-dia.
Pois bem. Julia cresceu e começou a falar. E qual nao foi nossa surpresa ao ver nossa filha dizer "merci, bonjour, au revoir, cocou"...
Mesmo entre nos. Se ela pede agua, um "merci maman" é sempre ouvido. O mesmo ocorre quando voce coloca seu prato à mesa, e a noite, quando voce entrega a mamadeira antes de dormir.
Vendo minha filha seguir nosso exemplo nos deixa mais atentos à nossos atos e o modo de nos expressarmos. Ultimamente tomamos cuidado com expressoes xulas ou algumas manias que temos aqui em casa (por exemplo, a roupa suja fica no andar de cima e invariavelmente eu acabo jogando tudo para baixo em vez de carregar escada abaixo).
Voce toma cuidado com estes detalhes? Voce cumprimenta as pessoas na rua, agradece o garçom, a vendedora de lojas, abre a porta para alguém passar ou deixa passar à sua frente?
Minha filha de 2 anos e meio me "ajuda" a descer a escada: como ela é pequena, ela desce de mao dadas comigo. Nos ultimos degraus da escada eu a deixo passar à frente e logicamente, ela chega ao final primeiro que eu. Ela vira-se, estende a maozinha e me "ajuda" a terminar os ultimos degraus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário