quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Cupcake de Baunilha com Creme de Limao e Cobertura de Merengue Italiano

Gentem, apareci! Desculpe a sumida, mas maridao viajou, fiquei sozinha com os dois, organizando Natal, Ano Novo, e por fim, filhote esta com rinofaringite e resulta em duas noites mal dormida, maaaaasss tudo bem. Sobrevivi. Affff...

Prontas para o Natal? Tudo comprado, menu escolhido? Aqui so faltam as bebidas, nao somos chegados em champagne, optamos por um vinho espumante, amanha vamos escolher. Pena que nao estamos na Italia, com certeza atacariamos de Oro Principe, da Cascina Vacca Principe, um lugar ma-ra-vi-lho-so no Piemonte, onde toda santa vez que cruzamos a fronteira rumo a Torino, nao podemos deixar de passar (e vir com o porta-malas do carro forradérrimo de caixas de vinho e espumante).

Fica ai a dica para quem vai por aquelas bandas: Cascina Vacca Principe, onde voce degusta um vinho esplendido, é muito bem recebido e tem uma paisagem de tirar o folego. Nao deixem de experimentar o Nebiollo e o Dolcetto D'Alba... huuuuuuummmm...

Bom, vamos ao que interessa. Apesar dos contratempos, voltei às minhas experiencias culinarias (proximo desafio, desossar um frango, sera que vai???), e testei esta combinaçao de massa de baunilha, recheio de creme de limao e cobertura de Merengue Italiano. Vamos à receita em questao?

Eu sugiro este cupcake para o lanche da tarde para o dia de Natal. Ele é leve, saboroso e ainda voce pode enfeitar com toppers com motivos de Natal, eu achei uns bem interessantes aqui


Cupcake de Baunilha
Rende 20 Cupcakes

Ingredientes Massa
4 ovos grandes
200 gr de açucar
1 colher (sopa) de aroma de baunilha
120 g de manteiga derretida em banho-maria
200 g de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em po

Preparo da Massa
Bata na batedeira, em velocidade baixa, os ovos e o açucar. Em seguida, acrescente o aroma de baunilha. Bata até obter um creme fofo. Aos poucos, adicione a manteiga derretida. Bata mais. A parte, misture e peneire os ingredientes secos. Desligue a batedeira e incorpore os ingredientes peneirados com delicadeza para nao dimiuir o volume. Disponha as forminhas de papel sobre a forma de aluminio (eu coloco as forminhas de papel numa forma de aluminio, para muffins). Encha somente 2/3 da forminha. Leve para assar em forno pre-aquecido a 180C por aproximadamente 30 minutos.


Recheio de Creme de LImao

Ingredientes :
1 lata de leite condensado
Suco de um limao

Misture o suco de limao com o leite condensado dentro de um recipiente e mexa bem, o leite condensado vai endurecer um pouquinho. Reserve

Cobertura de Merengue Italiano
Ingredientes
2 claras
1/2 xicara de açucar
1/4 de xicara de agua
2 colheres de açucar
2 colheres de suco de limao
raspas de limao

Preparo :
Junte a agua e a 1/2 sicara de açucar e leve ao fogo baixo até dissolver. Mantenha o fogo baixo e deixe ferver até ponto de bala mole (ou até 110C, para quem tem termometro).

Bata as claras em neve com as 2 colheres de açucar até obter picos. O segredo é nao bater as claras em velocidade maxima, pois assim voce nao obtém a textura "fofa". Comece batendo em velocidade minima, acrescente o açucar e va até a velocidade média.

Ainda com a batedeira ligada, adicione a calda de agua com açucar de uma so vez, batendo em velocidade alta até o merengue esfriar.

Acrescente o suco de limao e as raspas. Bata até misturar.

Montagem :
Espere esfriar e recheie os cupcakes. Faça um corte em forma de cone no topo dos cupcakes, retire a massa e coloque o recheio.

Para a cobertura, eu usei o bico 2C da Wilton e coloquei novamente no forno até dar uma queimadinha no merengue, mas se voce tem maçarico, eu acho que o resultado é melhor.

Enfeite com os toppers, faça uma mesa bem bonita para o lanche da tarde de Natal e bom apetite!

Nao tem foto do cupcake. Nao deu tempo. Marido, filha e euzinha atacamos com vontade, vou ficar devendo....

Mas vai na minha. Ficou muuuuuito bom!

Beijocas

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...